terça-feira, 9 de novembro de 2010 | By: Unknown

Apenas queremos que a justiça seja realmente feita...

"Ao que se parece teremos reprise todo ano dessa novela.
Falta de planejamento, vazamento de provas, erros de gráfica, erros não corrigidos do último ano.
Em 2009, resolveram por em prática um "plano antigo", adotar o ENEM como prova para a seleção de universidades, unificando assim o vestibular.
O fato é que desde a sua criação, o ENEM sempre foi uma prova "burra", chamada pro muitos alunos de nENEM, e desde a sua mudança muitos pré-universitários já previam, principalmente pelo tamanho de nosso país, e também pelo implantamento às pressas da mudança, não iria dar certo...
...E claro, não foi diferente...
Dois dias antes da data marcada para a aplicação ocorreu o vazamento da prova, tendo que ser remarcado para então os dias 5 e 6 de dezembro, atrapalhando calendários de provas de vários estados.

Este ano, ao que parece, tudo daria certo. Mudaram as gráficas, aumentaram as fiscalizações para que a prova não vazasse.
Começaram as especulações, surgiram as novas regras, pediram pra não usarem lápis nem borracha, que relógios estavam proibidos.
Até aí tudo bem...
Chegou o grande dia, nós, os alunos nos deslocamos até os devidos locais de provas, no horário marcado para prestar os exames.
Ao entrar na sala, começamos a enchergar as pequenas falhas...
Relógios proibidos, mas sem um contador de tempo para que nos fossem mostrados o tempo restante de prova. Celulares, e outros eletrônicos não foram lacrados em uma embalagem à parte para que não pudessem ser de maneira alguma utilizados...
Mas ainda assim. Tudo parecia que iria bem.

Entretanto... Ao entregar as provas os erros começaram a aparecer...
A ordem do cartão de resposta, trocado com a ordem ofical da prova. Quase uma hora após o início nos foi ordenado à seguir a ordem da prova, indepente do cartão.
Mas mesmo assim houve outros locais que invertaram a ordem da prova. A carretando problemas para a correção.
Além disso, provas apresentando problemas de gráfica, e nem todas trocadas, quase 4000 alunos prejudicados em função disso.

Mas ainda assim. Após terminar o primeiro dia, o Ministro educação já havia se manifestado quanto às inversões das provas, e que não haveria ninguém prejudicado em função disso.
Depois de tudo isso, disseram-nos que não haveria problemas quanto ã uma possível anulação do exame, e de que o mesmo seguiria normalmente.
E realmente "foi". O segundo dia, sem problemas de gráfica, sem inversões no cartão, nenhum tema de redação absurdo... Contudo, um jornalista disfaçado de aluno fotografa o tema, e publica via celular enquanto ainda ocorria a prova. E ainda, há suspeitas de um possível vazamento da redação.

É ministro... O ENEM agora está suspenso, nós estudante nem sequer podemos conferir os nossos resultados de provas...
Aonde o senhor errou desta vez???
A fiscalização foi excessiva e com isso o erro das provas não foi concertado? Confiaste demais nas gráficas responsáveis?
Houve sabotagens no sistema? Estão tentando impedir a unificação, porque com isso os estudantes ganham, mas o dinheiro arrecado com a formulação de provas é perdido?
Por causa de 4000 provas, com uma ou duas questões erradas, mais de 3000000 de alunos que não tiveram o erro serão injustiçados???
É, acho que deixaram uma bela bomba pro senhor resolver...

Me desculpem a sinceridade, mas a cada problema ocorrido ou mal resolvido com as provas, só mostra o descaso com a educação nesse país...
Nunca fui a favor de revoluções, ou de grandes protestos, ambos nunca acabam bem...
Entre tanto parece que tanto faz para o governo o que cada erro desse leva, mudanças e atrazos nas agendas das faculdades, desgates físicos e mentais nos vestibulandos...

Nós estudantes brasileiros não somos palhaços senhor Haddad, nem tão pouco deixaremos 3000 alunos prejudicarem os outros 3000000 senhora Karla...
Apenas queremos que a justiça seja realmente feita, e que não haja desgastes maiores por parte de todos os estudandes para isso..."


(Ao novo ENEM - Beatriz Santos Gonçalves)

Não vou comentar quanto ao texto, antes que me estenda mais ainda.

Contudo ontem foi o nosso PRIMEIRO ANO de blog no ar! E não consegui publicar nada em função das provas e estudos, mas mesmo assim... Venho através desse texto comemorar esse ano escrevendo, publicando... Apesar de todo o descontentamento onde eu, e tantos outros estudantes, nos encontramos...

Enfim, por hoje é só pessoal!
Até qualquer dia!
Beijos!
Fui-me!_o/

3 comentários:

Sabb, Thiago disse...

Isso só prova o quanto o sistema educacional no Brasil é atrasado. Termino por aqui o meu comentário.

Be@triz disse...

Eu acho que o enem perdeu toda credibilidade. Errar um ano até passa,mas dois???Dois anos seguidos e com erros cada vez piores.Assim não dá!

Rockarlos64 disse...

De um MEC que cria uma comissão do livro didático, que, por sua vez, tentou proibir Monteiro Lobato nas escolas públicas sob a alegação de que seus livros tinham conteúdo racista, esperar o quê?

Postar um comentário